Os vencedores do concurso/exposição “Um Natal mais Ecológico”, promovido pelo Município de Albufeira, já são conhecidos. A iniciativa pretende sensibilizar e incentivar a população para a sustentabilidade ambiental, através da reutilização de materiais na criação de decorações natalícias.
Os prémios, no valor de 300 euros para cada vencedor de escalão, foram entregues na passada semana pelo vereador responsável pelo Ambiente e vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Cristiano Cabrita.
Os trabalhos premiados foram: “Casinha de gengibre” (1.º escalão: Colégio “A Turma dos Traquinas”), “O Jurivaldo” (2.º escalão: EB1 Avª Ténis, 1º ABF 5), “Sardinhas na rede da Ecologia” (3.º escalão: EB 2,3 Prof.ª Diamantina Negrão, 5ºC), “Natal Estrelado” (4.º escalão: EBI Ferreiras, “Clube de Artes”), “Encanto de Natal” (5.º escalão: Escola Básica e Secundária de Albufeira – 11º G) e “Uma história de Natal reciclada” (6.º escalão: APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve).
Um total de 21 trabalhos a concurso foram avaliados por um júri composto por Sara Pinho (Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve), Ana Filipa Oliveira (Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica) e José Domingues (Luságua – Serviços Ambientais, S.A.).
As obras foram apresentadas por 17 instituições, incluindo escolas, associações e centros sociais: JI Vale Serves, JI Correeira, Colégio A Turma dos Traquinas, EB1 Vale Pedras, Escola Básica da Guia, EB1 Avª Ténis, EBI Ferreiras, EB 2,3 Dom Martim Fernandes, EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita, EB 2,3 Prof.ª Diamantina Negrão, Escola Básica e Secundária de Albufeira, Escola Secundária de Albufeira, APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve, Centro Paroquial de Paderne, Centro Social da Quinta da Palmeira, Centro de Dia do Rossio e “O Roseiral” da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.
O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, agradeceu a todos os participantes, destacando o seu empenho em embelezar a cidade e sensibilizar visitantes para atitudes mais sustentáveis: “Este é daqueles concursos que resultam numa exposição aberta a todos, que nos enche de orgulho pelo exemplo que dá”.
Por sua vez, Cristiano Cabrita salientou a criatividade dos participantes e a importância da reutilização de resíduos: “Independentemente da idade ou condição física, os albufeirenses surpreendem-nos todos os anos com trabalhos originais, interessantes e, em muitos casos, com um toque de humor. O objetivo foi cumprido: promover a sustentabilidade ambiental”.
A iniciativa tem como base os 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar, promovendo a consciência ecológica e a valorização da criatividade individual e coletiva, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e o embelezamento da cidade durante a época natalícia.
Os trabalhos estão em exposição na Galeria de Arte Pintor Samora Barros até 31 de dezembro, de segunda a sábado, das 09:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30 (encerra aos domingos e feriados).
Leia também: Esta é a previsão que Bill Gates acredita que se vai mesmo concretizar em 2025