A Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve (UAlg) organizou, na semana passada, a segunda edição da Conferência Internacional sobre Turismo Literário e Cinematográfico. O evento promoveu o debate sobre estratégias de desenvolvimento sustentável no turismo literário e cinematográfico, bem como o impacto dos meios de comunicação digitais nestes nichos do turismo cultural.
Esta conferência foi fruto de uma colaboração entre a ESGHT e o CETT – Centro Universitário de Turismo, Hotelaria e Gastronomia da Universidade de Barcelona. Também se associaram à iniciativa a Universidade de Groningen (Países Baixos) e a Universidade de Caxias do Sul (Brasil), refletindo um esforço conjunto a nível internacional.
Participaram representantes de 26 instituições de ensino superior provenientes de 16 países, incluindo Espanha, Portugal, Índia, Estónia, Hungria, Letónia, Países Baixos, Brasil, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos da América, Itália, Noruega, Croácia, Eslovénia e Bulgária.
O evento contou com uma mesa redonda composta por profissionais e responsáveis de entidades ligadas ao turismo literário e cinematográfico. Como orador principal (Keynote speaker), participou Graham Busby, docente e investigador da Nottingham Trent University, no Reino Unido.
Estiveram também presentes entidades relevantes como a Portugal Film Commission, o Loulé Film Office, a Associação das Guias-Intérpretes do Algarve (AGIGARVE) e a Região de Turismo do Algarve, reforçando a ligação entre o setor académico e os agentes do turismo cultural.
Leia também: Chega ao Aldi a air fryer com cesto duplo, 10 programas integrados e uma capacidade de 8 litros