A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos acolheu, esta terça-feira, o lançamento oficial do documentário “Os T’aviristas”, produzido pela Brigada do Ambiente, e da apresentação das peças desenvolvidas pelas Instituições de Solidariedade Social do concelho no âmbito do projeto “IPSS + Amigas do Ambiente”, promovido pelo Município de Tavira.
Sob o mote “Tá a ver isto?”, as ações integraram oficinas lúdico-criativas que abordaram diversas temáticas ambientais, como:
- Poupança de água / consumo sustentável: Associação Em Contato Tavira – Projeto Lado a Lado.
- Reciclagem: Associação de Solidariedade Social da Conceição de Tavira “O Pontão”.
- Desperdício alimentar: Centro Social de Nossa Senhora das Dores.
- Fast Fashion – Upcycling: Associação Âncora, do Centro Comunitário de Santa Luzia.
Dirigida à comunidade sénior, a Brigada do Ambiente “Os T’aviristas” tem como objetivo principal a “partilha de conhecimentos e costumes diários de gerações anteriores, aliando o conceito de sustentabilidade e promovendo comportamentos benéficos e adequados ao ambiente”, conforme explicou a autarquia em comunicado. O projeto envolveu cerca de 70 participantes.
O Município de Tavira, ao dinamizar estas oficinas ludicopedagógicas, pretende “atuar e alertar para as alterações climáticas, fomentar a intergeracionalidade, valorizar os saberes, a experiência e as vivências das anteriores gerações, estimular o pensamento crítico e abstrato, assim como incentivar uma mudança de comportamento a nível da sustentabilidade ambiental”.
Esta iniciativa reflete o compromisso da autarquia em promover a consciência ambiental e a integração comunitária, unindo gerações em torno da preservação do planeta.
Para saber mais informações basta clicar aqui.
Leia também: Este desumidificador 4 em 1 do Lidl tem capacidade para 20 litros e descongelamento automático