O Skate Parque de Albufeira, situado na Cidade Desportiva, perto do Pavilhão Desportivo e das Piscinas Municipais, foi alvo de obras de remodelação, incluindo a uniformização da iluminação ao nível da intensidade luminosa. Estas melhorias permitem a prática desportiva noturna em condições de excelência, beneficiando todos os utilizadores.
No âmbito da intervenção, foi também instalada iluminação no caminho pedonal circundante, aumentando as condições de segurança no Skate Parque e na área envolvente. A obra, concluída em dezembro de 2024, implicou um investimento de cerca de 100 mil euros e resultou numa redução de 50% no consumo energético, além de uma diminuição anual de 5000 euros nos custos de manutenção.
Construído em 2007, o Skate Parque de Albufeira é de entrada livre e foi considerado um dos maiores e melhores parques radicais da Península Ibérica. Preparado para modalidades como skate, BMX freestyle e patins em linha, acolheu eventos de relevo, como o “Odessa Skate Series” e o Albufeira Skate Challenge, cuja primeira edição decorreu em 2022.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, afirmou que “o melhoramento da eficiência energética e tecnológica dos edifícios municipais, nomeadamente os equipamentos desportivos, constitui uma das preocupações prioritárias da autarquia”.
Nos últimos dois anos, o município realizou várias intervenções em infraestruturas desportivas, incluindo a instalação de iluminação LED em diferentes campos e pavilhões, totalizando um investimento superior a 544 mil euros. Estas medidas resultaram numa poupança de até 70% nos consumos energéticos e numa redução anual de custos de manutenção na ordem dos 24 500 euros.
No que se refere ao Skate Parque, José Carlos Rolo sublinhou “a importância de promover o desporto para todos, compromisso que faz parte dos objetivos enunciados na candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2026, que vencemos, o que aumenta a nossa responsabilidade, quer ao nível da organização de eventos acessíveis a todas as faixas etárias (crianças, jovens, seniores, pessoas com mobilidade reduzida) quer no que respeita à construção e manutenção de infraestruturas desportivas”.
O vice-presidente da autarquia, Cristiano Cabrita, destacou que “as atividades radicais que se podem praticar no Skate Parque, quer de forma livre quer a nível competitivo, são muito bem acolhidas pela população jovem do concelho”. Este tipo de equipamento confirma o compromisso de Albufeira em apoiar o desporto em diversas modalidades, integrando sempre preocupações ambientais.
No caso específico do Skate Parque, “para além do objetivo principal do melhoramento e segurança das instalações e zona circundante, destacamos a questão da eficiência energética e da redução dos custos de funcionamento”.
Além deste parque, Albufeira conta com uma rampa de skate no Parque de Vale Faro, também considerada uma das melhores do país.
Estas iniciativas reforçam a aposta do município na sustentabilidade, na promoção do desporto e na melhoria contínua das condições oferecidas às populações e visitantes.
Leia também: Elon Musk quer unir dois continentes com túnel de 4.800 km e “mudar o mapa da Terra”