Um sismo de magnitude 3,1, na escala de Richter, foi registado na tarde desta sexta-feira, a sul-sudeste de Olhão, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, o sismo foi registado pelas 16:02 nas estações da Rede Sísmica do Continente, tendo o epicentro sido localizado a cerca de 60 quilómetros a sul-sudeste de Olhão.
“Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido”, referiu o instituto.
Segundo aquele organismo, a localização do epicentro de um sismo é um processo “físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas”, pelo que “agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes”.
De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude, como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
Leia também: Parque de campismo procura trabalhadores: salário de 3.000€ por mês com casa grátis