O Município de Albufeira organizou o seminário “Inspira-te!”, dedicado à inteligência emocional nas escolas, reunindo académicos, psicólogos e investigadores para debater a importância da gestão das emoções no ambiente escolar.
O evento contou com cerca de 300 participantes, maioritariamente professores, e teve como objetivo sensibilizar para a necessidade de uma melhor autoconsciência e regulação emocional na comunidade escolar.
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Segundo o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, “uma estratégia emergente na educação emocional não passa por criar uma nova disciplina, mas antes [por] uma melhor autoconsciência e regulação emocional que lhes permita [comunidade escolar] gerir melhor a ansiedade, o stress ou a pressão dada pela carga académica, pela pressão nas redes sociais e pelas relações interpessoais”.
A moderação do seminário esteve a cargo da apresentadora de televisão Fátima Lopes, que também tem formação e estudo na área da inteligência emocional.
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A iniciativa integrou-se no “Projeto SER” e foi realizada em parceria com o CFAE – Centro de Formação de Associação de Escolas de Albufeira, Lagoa e Silves, procurando dar resposta às crescentes dificuldades emocionais manifestadas nos comportamentos escolares.
Durante a sua intervenção, José Carlos Rolo destacou que “esta ‘alfabetização emocional disfarçada’, como referiu em 1995 o ‘perito’ desta área, Daniel Goleman, pode ser um bom começo para ajudar os alunos a terem uma melhor autoconsciência e regulação emocional que lhes permita gerir melhor a ansiedade, o stress ou a pressão dada pela carga académica, pela pressão nas redes sociais e pelas relações interpessoais”.
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Já a vereadora da Educação, Cláudia Guedelha, defendeu que “a inclusão da educação emocional é determinante na construção de uma vida plena. O desafio é ensinar empatia na escola, construir um clima acolhedor e empático, numa ética relacional focada no respeito e na escuta, ou seja, um lugar de inclusão.”
O evento contou com a participação de diversos especialistas, como Teresa Andrade, doutorada em Psicologia Clínica, David Sousa, especialista em Inteligência Emocional, Felicidade e Bem-estar Organizacional, e Manuela Queirós, doutorada em inteligência emocional. Também marcaram presença Mikaela Övén, especialista em Desenvolvimento de Competências pela Universidade de Malmö (Suécia), Daniela Marto, autora de livros infantis sobre meditação e mindfulness, Sabino Soares, criador do Programa Bkind (Mindfulness), e Dulce Gonçalves, doutorada em Psicologia da Educação. Entre os convidados estiveram ainda Sérgio Brandão, Mara Guerreiro, Sandra Diogo, Eugénia Cabral, Marta Cunha e Anabela Mesquita, docentes e especialistas que contribuíram para a reflexão sobre a importância da inteligência emocional.
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Ao longo do seminário, foram apresentadas investigações e estudos de caso, com o objetivo de oferecer ferramentas e estratégias para uma melhor gestão emocional de crianças e adultos.
O encontro abordou ainda a relação entre a escola e a família, destacando a importância da parentalidade consciente e do impacto do bem-estar emocional dos pais na vida dos filhos. No final do evento, todos os participantes se sentiram “inspirados” a valorizar a gestão das emoções no quotidiano da comunidade escolar.
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