O Município de São Brás de Alportel deu início à maior obra do Plano Municipal de Eficiência Hídrica, com a renovação do Sistema Adutor do Corotelo, um projeto fundamental para a modernização das infraestruturas de abastecimento de água do concelho.
A intervenção representa um investimento de 561.205,45 euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e foi adjudicada ao consórcio Hidralgar, SA – Paviwater Unipessoal, Lda. As obras, projetadas pela empresa Arquitráfego – Estudos Territoriais de Arquitetura e Tráfego, Lda, iniciaram-se recentemente e terão uma duração prevista de 240 dias.
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/Obra-Sistema-Adutor-1.jpeg)
O executivo municipal, acompanhado pelo engenheiro Hélder Rosa, gestor do projeto, e pelas chefes de divisão Mónica Inácio (Obras Municipais e Infraestruturas) e Amélia Ribeiro (Ambiente e Ação Climática), visitou o local para acompanhar o arranque desta obra de grande importância no plano de eficiência hídrica do município.
Os trabalhos incluem a construção de uma nova adutora gravítica, que fará a ligação entre o Reservatório do Corotelo e a adutora já existente que abastece o Reservatório de São Romão, proveniente do Reservatório da Arroteia.
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/Obra-Sistema-Adutor-2.jpeg)
De acordo com a autarquia, esta intervenção “é essencial para garantir um serviço eficiente e sustentável de abastecimento de água à população”.
“A substituição da atual adutora, que já conta com 30 anos de funcionamento e apresenta elevados níveis de perdas de água e frequentes roturas, permitirá uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos e reduzirá desperdícios, promovendo a sustentabilidade ambiental”, conclui.
Leia também: Espanha altera regras de sinalização rodoviária: o que muda para os condutores portugueses?