Cada vez existem mais turistas americanos a visitar Portugal, especialmente a região do Algarve, mas também há cada mais americanos a decidir viver no nosso país. Espalhados um pouco por todo o continente e ilhas, um dos fatores que tem motivado muitos norte-americanos a mudar-se para Portugal foi a vitória de Donald Trump nas eleições. México, Espanha, Países Baixos e Portugal têm sido alguns dos destinos eleitos dos americanos para viver.
Refere a CNN que o ano de 2012 foi aquele em que os americanos começaram a colocar Portugal na lista de melhores países para viver, uma vez que Portugal tinha introduzido o programa Vistos Gold, que consistia numa autorização de residência concedida a nacionais de Estados que não integravam a União Europeia, atribuída mediante a realização de investimento empresarial ou imobiliário em território português.
Em 2023, Portugal decidiu manter a existência dos Vistos Gold, mas eliminou a opção de investimento imobiliário. Ainda assim, o país continua a atrair muitos americanos. “Portugal é difícil de bater pela sua acessibilidade, qualidade de vida, clima ameno durante todo o ano e sistema de saúde de alta qualidade”, avança a CNN Portugal. Para além disso, o custo de vida é mais acessível do que na grande maioria dos países da Europa, não esquecendo que Portugal é o sétimo país mais seguro do mundo.
No entanto, também existem coisas de que os americanos não gostam em Portugal. À semelhança do que acontece no México e noutros países com grandes comunidades de expatriados, há uma crescente reação contra o afluxo de estrangeiros, especialmente americanos, e sobretudo em Lisboa.
Os críticos dizem que o aumento das rendas e dos preços das casas obrigou os residentes de longa data a abandonar a cidade e alterou o tecido de certos bairros.
Leia também: Conheça o arroz muito consumido em Portugal que é bastante contaminado por agrotóxicos