A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras (Montemor-o-Novo), a União de Freguesias do Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo, a Freguesia de Marinha Grande e a Freguesia de Vila Real de Santo António oficializaram, este sábado, em Montemor-o-Novo, o protocolo de geminação “Juntas Juntas”.
Representando Vila Real de Santo António, estiveram presentes Paula Gomes, presidente da Assembleia de Freguesia, Valentim Santos, presidente da Junta de Freguesia, e Victor Pereira, vogal. A comitiva contou ainda com Fernando Horta, vereador da Câmara Municipal com o pelouro das Freguesias.
Esta geminação une as cidades elevadas a tal estatuto em 11 de março de 1988 — Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António — e dá origem ao projeto “Juntas Juntas”, que promove a colaboração e interação entre os fregueses destas localidades.
O objetivo principal é a dinamização de iniciativas sociais, recreativas, desportivas, educativas e associativas, fortalecendo laços e criando novas oportunidades para as populações destas freguesias. A parceria pretende fomentar o trabalho conjunto e a partilha de boas práticas, reforçando o impacto positivo nas comunidades envolvidas.
Valentim Santos, presidente da Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António, realça que “este projeto de geminação poderá ser pioneiro entre Freguesias”, destacando que fica “lançada a semente para um futuro de partilha em várias vertentes, numa demonstração de orgulho do que estas 4 freguesias têm”.
Fernando Horta, vereador com o pelouro das Freguesias da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, refere que “a celebração do protocolo “Juntas Juntas”, junta as freguesias de VRSA, União de Freguesias do Fundão, União de Freguesias de Montemor-o-Novo e a Freguesia da Marinha Grande, enfatiza a nossa democracia, os seus valores maiores, juntando territórios distintos, geridos por forças partidárias distintas, numa partilha profícua que pretende aprofundar, melhorar e inovar as boas práticas da experiência municipal do projeto das quatro cidades em dimensões tão relevantes como a educação, a juventude, a cultura e o desporto”.
“O resultado do protocolo ‘Juntas Juntas’, terá um impacto muito relevante e positivo nas comunidades envolvidas, razões mais que suficientes para nos contratularmos e juntarmos a esta iniciativa”, conclui.
Leia também: Não ligue estes dispositivos a extensões elétricas se não quiser correr riscos