O projeto Bioco está de volta com um single que promete “surpreender e conquistar”. Em “Vila Nova bem amuralhada”, o grupo reinventa uma peça do cancioneiro algarvio através de uma fusão ousada entre hip hop e música tradicional, criando um som fresco e dançante.
“Originalmente um baile mandado do século XVIII, imortalizado por Giacometti, “Vila Nova bem amuralhada” ganha nova vida pelas mãos de José Vieira, produtor e membro do coletivo Ria Inquieta. Respeitando a melodia original, Vieira introduz harmonias e instrumentos modernos, dando à música uma roupagem inovadora”, explica o projeto Bioco em comunicado.

A grande novidade “é a integração do hip hop, protagonizada por Panda, saxofonista e rapper de Portimão”, que adiciona “uma energia vibrante com versos criados especialmente para este projeto”. Cherry empresta “a sua voz autêntica, conferindo emoção e intensidade à interpretação”.
O videoclipe do single “é uma obra de arte que combina música, cinema e dança”. Duas bailarinas, trajadas com vestes tradicionais algarvias, executam uma coreografia que alterna entre movimentos clássicos e modernos, enquanto seguram guitarras elétricas, simbolizando a união entre passado e presente.

Filmado no Ginásio Clube de Tavira, o vídeo capta “na perfeição o espírito de fusão do projeto”.
O single é o resultado do trabalho da equipa constituída por José Vieira (arranjo, orquestração, guitarra e baixo elétricos), Panda (saxofone e rap), Cherry (voz), Leon Baldesberger (trompete), Emanuel Marçal (acordeão) e Diogo Alexandre (bateria).
Na dança, Simone Marçal e Pi Amaro, professoras do Conservatório de Vila Real de Santo António, criaram uma coreografia que harmoniza tradição e modernidade.

Os figurinos foram cedidos pelo Grupo Folclórico de Faro, garantindo uma representação autêutica da cultura local. A captação e edição do videoclipe ficaram a cargo de Henrique Mestre, parceiro habitual do Bioco, enquanto a mistura e masterização são da responsabilidade de SIckonce e Diogo Lima, realizados no estúdio Granular.
“Queremos cativar dois públicos: aqueles que reconhecem a tradição algarvia e se surpreendem com a modernidade, e os que descobrem a tradição através desta nova interpretação”, explica José Vieira.

Com apoio da CCDR do Algarve através do Programa de Apoio À Ação Cultural, “Vila Nova bem amuralhada” reafirma o Bioco como um projeto dinâmico, que reinterpreta a identidade cultural algarvia com um olhar global.
Disponível no YouTube e Spotify, o vídeo celebra a riqueza cultural do Algarve com uma abordagem contemporânea e envolvente.
Leia também: Saiba onde comprar uma botija de gás por metade do preço

