Portimão começa o ano de 2025 com importantes intervenções urbanísticas destinadas a melhorar a mobilidade pedonal em várias zonas do concelho, através da construção de mais de dois quilómetros de novos passeios. Esta iniciativa faz parte do projeto “Portimão Caminhável” e tem como objetivo tornar a cidade mais acessível e inclusiva, criando condições ideais para quem se desloca a pé.
As obras vão abranger algumas das principais artérias da cidade, incluindo as 4 Estradas, a Rua Jaime Palhinha, a Rua D. Martinho Castelo Branco (até à Praia da Rocha), a antiga EN125 em frente ao Cabeço do Mocho, a Rua Melvin Jones, a Rua Nova da Boavista, a Avenida do Brasil e a Avenida Gil Vicente.
Através do projeto “Portimão Caminhável”, a autarquia quer “fomentar deslocações a pé, reconhecendo a sua relevância para a mobilidade urbana e o papel essencial que desempenham no dia a dia da população. Ao investir na criação de passeios mais seguros e acessíveis, o município reafirma a sua aposta em promover uma cidade sustentável e amiga de todas as gerações”.
A Câmara Municipal de Portimão afirma, em comunicado que “está a trabalhar para garantir que os cidadãos possam usufruir de infraestruturas que incentivem estilos de vida ativos, contribuam para a redução da pegada ecológica e promovam o bem-estar comunitário”.
O projeto “Portimão Caminhável” integra ainda a Exposição Portimão 2034 – O Futuro em 100 Projetos, patente no Antigo Edifício Al-Faghar.
A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11:00 às 20:00, e aos sábados e domingos, das 13:00 às 19:00, estando encerrada às segundas-feiras.
Leia também: Não ligue estes dispositivos a extensões elétricas se não quiser correr riscos