A plataforma digital “Turismo Fora d’Horas” vai ser lançada esta quinta-feira, pelas 14:30, num evento que terá lugar na sede da Região de Turismo do Algarve. Este projeto inovador tem como propósito trazer os territórios rurais para o mapa turístico, revelando destinos únicos, tradições e vivências singulares, fora dos circuitos e épocas turísticas convencionais.
A apresentação da plataforma “Turismo Fora d’Horas” contará com a presença das autarquias e dos presidentes e representantes das principais entidades regionais de turismo e de desenvolvimento do Algarve e Alentejo.
A cerimónia culminará com uma experiência gastronómica que destacará os sabores únicos dos territórios promovidos pelo projeto, refletindo a riqueza cultural e endógena que o “Turismo Fora d’Horas” pretende partilhar.
Trata-se de um projeto de cooperação entre a Associação Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, a ESDIME – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste, CRL e a Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado.
O projeto “Turismo Fora d’Horas” nasce com o objetivo de “promover o equilíbrio e a desconcentração do turismo, valorizando os recursos endógenos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais. A plataforma digital oferece uma experiência única para explorar o património cultural, natural e humano de regiões que merecem ser redescobertas”, referem os promotores em comunicado.
Ao apostar na promoção de territórios fora da rota habitual, o projeto visa combater “a sazonalidade e dinamizar a economia local, destacando os ativos únicos de cada território e oferecendo narrativas que enriquecem a experiência de cada visitante”.
“Com conteúdos exclusivos e histórias reais, o ‘Turismo Fora d’Horas‘ diferencia-se pela sua abordagem centrada na essência e na descoberta. Aqui, cada experiência é uma oportunidade de conexão com as tradições, paisagens e gentes que tornam cada lugar inesquecível”, concluem os responsáveis.
Leia também: Trabalhou num feriado? Tem direito a compensação. Saiba o que diz a lei