A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, será palco da oficina performativa “Roubei um Livro na Cabine e Hoje Vou Ler”, conduzida por João Brito do LAMA Teatro, entre 5 e 7 de fevereiro, entre as 18:00 e as 20:30. O resultado deste processo criativo culminará numa apresentação/performance aberta ao público, no dia 8 de fevereiro, às 21:30, no mesmo local.
A oficina convida os participantes a “roubar” um livro de uma cabine de leitura, apropriando-se de palavras que ressoem de forma especial no seu íntimo. A proposta é trazer essas palavras para uma exploração coletiva, investigando o significado do objeto livro e das ideias que ele contém.
“Se tivéssemos meia hora em que todas as pessoas do mundo nos estão a escutar, o que diríamos?” Essa pergunta norteia o processo, utilizando o livro como ponto de partida e o telemóvel como instrumento para amplificar a mensagem.
Os participantes vão experienciar diferentes dimensões da leitura: a leitura para nós (estar connosco); ler com o outro e a consequente partilha; ler em várias dimensões: para o mundo, através da câmara do telemóvel, para quem filma e para quem nos rodeia in loco.
Durante a performance, alguns participantes vão selecionar e ler passagens significativas do livro, enquanto outros transmitem a experiência ao vivo nas redes sociais, explorando diferentes perspetivas e dimensões de leitura.
A oficina é aberta ao público e não exige experiência em representação ou formação artística. Os interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 3 de fevereiro, enviando um e-mail para [email protected] ou através dos números de contacto 281 320 576 ou 281 320 585.
Leia também: Parque de campismo procura trabalhadores: salário de 3.000€ por mês com casa grátis