O Município de Lagos aprovou, esta semana, a atribuição de um subsídio excecional de 70 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos (AHBVL), com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros. Este apoio visa satisfazer o crescimento das necessidades públicas e operacionalizar as competências atribuídas à AHBVL no âmbito da Lei de Bases da Proteção Civil.
O subsídio será utilizado na aquisição de um veículo para operações específicas e na modernização da Sala de Operações e Comunicações, incluindo a atualização do sistema de comunicações telefónicas e rádio móvel, entre outros equipamentos tecnológicos.
Esta deliberação insere-se no acordo de colaboração firmado entre o município e a AHBVL, que garante o funcionamento diário de uma força mínima de intervenção operacional composta por 14 bombeiros profissionais. O acordo prevê ainda a possibilidade de atribuição de subsídios excecionais de até 10% do valor da contribuição financeira anual de 880 mil euros.
Fundada a 24 de julho de 1886, a AHBVL é uma Instituição de Utilidade Pública ao serviço da comunidade. Segundo os dados disponíveis no website da entidade, o balanço de atividades do último ano destaca a importância das suas missões, que abrangem áreas como Emergência Pré-Hospitalar (112), auxílio em quedas de árvores e estruturas, inundações, incêndios rurais, abertura de portas e elevadores, resgates, apoio social, incêndios urbanos e industriais, acidentes e atropelamentos, operações e estados de alerta, e fugas de gás.
Leia também: Chegou ao Lidl a marca ‘Stanley’ Cup a um preço que poderá fazer voar o stock