O Município de Faro aprovou protocolos de transferência de competências e meios para os agrupamentos de escolas do concelho, num montante de aproximadamente 1,9 milhões de euros (1.908.095,85 euros). Este valor corresponde à primeira tranche do total a transferir ao longo do ano e tem como objetivo fortalecer a autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de ensino.
Os agrupamentos de escolas beneficiados incluem o João de Deus, Pinheiro e Rosa, Tomás Cabreira, D. Afonso III e Montenegro, além do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, situado em Olhão, mas responsável pela gestão da EB1 da ilha da Culatra.
Com esta verba, será possível garantir a conservação e manutenção dos edifícios escolares, a aquisição e manutenção de materiais, o desenvolvimento de projetos educativos e culturais, como o folclore infantil, e a atribuição da primeira tranche de apoios económicos para alunos carenciados (ação social escolar).
Em 2023, a autarquia já havia transferido um valor recorde de 2,5 milhões de euros para os agrupamentos escolares e prevê um novo reforço com uma segunda tranche ainda este ano.
Paralelamente, o Município de Faro está a planear uma ampla requalificação do parque escolar, com um investimento superior a 16 milhões de euros. Este projeto inclui a construção da nova Escola Básica/Jardim de Infância Afonso III, a requalificação da EB 2,3 Afonso III e da EB 2,3 Neves Júnior, bem como a intervenção no edifício escolar e infantário da EB1 de Estoi.
Leia também: Adeus carta de condução? Saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir