O Município de Lagoa aprovou, em 10 de dezembro, a revisão do Plano de Urbanização (UP1) para as zonas de Ferragudo, Parchal, Mexilhoeira e Calvário, bem como do Plano de Pormenor de Vale da Vila, em Estômbar, com o objetivo de aumentar a oferta habitacional para os residentes.
A revisão do UP1 redefiniu oito Unidades Operativas de Planeamento e Gestão (UOPG), permitindo a construção de novos edifícios de habitação, introduziu soluções viárias para melhorar a circulação e contemplou uma área para expansão do Estádio Municipal da Bela Vista, reforçando a sua capacidade para acolher eventos e estágios desportivos de diferentes dimensões.
Já o Plano de Pormenor de Vale da Vila visa consolidar uma parcela de terreno de 10 hectares para a construção de cerca de 200 novos fogos habitacionais, promovendo o desenvolvimento do território como destino habitacional e turístico.
Estas medidas integram a Estratégia Local de Habitação de Lagoa, aprovada em 2021, que identificou a necessidade de aumentar o parque habitacional em mais de 200 fogos, através de reabilitação, arrendamento apoiado e novos empreendimentos.
“Assegurar o direito constitucional de acesso a condições dignas de habitação a todos os lagoenses é o objetivo da nossa Estratégia Local de Habitação. É uma missão determinante do Município, que não considerarei concluída enquanto houver um lagoense sem casa digna para viver”, defende Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.
Leia também: As rotundas fazem-se por dentro ou por fora? Saiba o que diz o Código da Estrada