As comemorações do 135.º aniversário dos Bombeiros de Castro Marim e Vila Real de Santo António culminaram no sábado passado com uma formatura e uma sessão solene no quartel.
O evento foi marcado por homenagens, condecorações, promoções e juramentos de novos bombeiros, além da assinatura do Plano Estratégico de Cooperação entre o Município de Castro Marim e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Marim e Vila Real de Santo António, que prevê um investimento superior a 400 mil euros.
O plano também possibilita uma candidatura através da Comunidade Intermunicipal do Algarve para adquirir novas viaturas, com o investimento da autarquia de Castro Marim a poder atingir 375 mil euros até 2029. Durante a cerimónia, foi inaugurado o Centro Intermunicipal de Proteção Civil, situado no quartel, que beneficiará ambos os concelhos do sotavento algarvio, oferecendo uma linha telefónica de atendimento 24 horas para comunicação de ocorrências.
A vice-presidente do Município de Castro Marim, Filomena Sintra, destacou: “É um marco honrosamente imortalizado nas novas insígnias e passa a ser um exemplo da importância da valorização de serviços e recursos partilhados, num período onde se começa a discutir também a carreira do bombeiro”.
A Câmara Municipal considera que “o melhor caminho para todos é o reforço e a criação de uma instituição única, que sirva a globalidade do território”.
Nos últimos cinco anos, o Município de Castro Marim “aumentou em seis vezes os apoios financeiros aos bombeiros, tendo agora o compromisso de suportar mais de 40% dos custos da estrutura e acrescentou mais de 400% no apoio”.
“Para o futuro está prevista a entrega de novos equipamentos de proteção individual, um novo serviço de transporte de doentes não urgentes, um melhor serviço à população com a nova central de atendimento e ações de prevenção e sensibilização para a Proteção Civil”, sublinha a autarquia.
As celebrações, iniciadas a 13 de janeiro, incluíram um exercício de desencarceramento no parque de estacionamento da Zona Envolvente à Casa do Sal, hastear das bandeiras, quartel aberto com atividades para a população, uma Mostra Filatélica no Mercado Local de Castro Marim e um desfile motorizado pelos dois concelhos.
Leia também: Estas persianas inteligentes da IKEA controlam temperatura e luminosidade da divisão