A ilha de Faro é uma de duas ilhas barreira do Algarve que não o obriga a apanhar um barco para lá chegar. No caso desta, há uma ponte que atravessa a Ria Formosa, ligando a ilha à capital do Algarve. Ainda assim, até aos dias de hoje, esta ponte teve apenas uma faixa e, ora passam os carros em direção à ilha, ora passam os veículos em direção à cidade. Sobretudo no verão, o trânsito era interminável e em janeiro vai ser inaugurada a nova ponte que promete resolver este problema.
Em 2014, já a imprensa falava de uma nova ponte para ligar a cidade de Faro à ilha com o mesmo nome. No verão, com turistas e residentes a querer circular entre a cidade e a ilha para fazer praia, as filas de trânsito eram recorrentes. É que até hoje esta ponte teve apenas uma faixa. Havia um semáforo que regulava o trânsito, permitindo a passagem dos veículos nos dois sentidos.
Setembro de 2022 foi um mês importante para o Algarve, uma vez que foi nessa data que a construção da nova ponte da ilha de Faro foi aprovada. No entanto, só no final de 2023 é que esta começou a ser efetivamente construída. “É a obra mais complexa, não só no concelho de Faro, mas diria do Algarve, que já se fez, pelo menos neste século”, revelou o Presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, no fim do último ano.
Na altura, acrescentou ainda que “seria preciso acontecer algo de muito estranho para em 2024 não estar concluída”. A conclusão da ponte estava prevista para o período compreendido entre o verão de 2024 e o fim do ano, tal como avança a NiT, e a realidade é que a mesma já está concluída e a inauguração está prevista para o “início de janeiro”, segundo avançou Rogério Bacalhau em declarações ao Algarve Primeiro. Este verão, turistas e residentes vão conseguir circular melhor entre Faro e a ilha.
De salientar que a empreitada representa um encargo total de mais de 6,5 milhões de euros, custo inflacionado devido à situação excecional que provocou aumentos nos preços das matérias-primas, dos materiais e da mão-de-obra.
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