O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR) levou a cabo duas operações de relevo nos últimos dias, assegurando a localização de uma mulher desaparecida no concelho de Silves e a detenção de um homem suspeito de furtos em Quarteira.
Em Silves, os militares do Destacamento Territorial localizaram, esta quinta-feira, uma mulher de 55 anos, desaparecida desde o dia anterior. Após o alerta, a GNR mobilizou diversos recursos, incluindo binómios cinotécnicos, uma equipa de drones (Unmanned Aircraft System) e o apoio dos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines. A mulher foi encontrada a cerca de 500 metros da sua residência, apresentando sinais de hipotermia e fraqueza.
Após ser localizada, foi assistida pelo INEM e transportada para o Hospital de Portimão para avaliação do seu estado de saúde. A operação contou também com o reforço da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS). A GNR destacou o sucesso da missão, reforçando a importância dos diversos meios técnicos e humanos utilizados para garantir a salvaguarda de vidas.
Já em Quarteira, a GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Loulé, deteve este domingo um homem de 48 anos, no âmbito de uma investigação de seis meses sobre furtos em estabelecimentos. Durante a operação, realizada com o cumprimento de um mandado de detenção, foram apreendidas uma guitarra clássica e uma réplica de pistola numa casa devoluta onde o suspeito pernoitava.
O detido, presente ao Tribunal Judicial de Loulé no dia seguinte, foi sujeito à medida de coação de prisão preventiva, conforme confirmado pela GNR em comunicado adicional desta quinta-feira.
Estas operações “destacam o compromisso da GNR em garantir a segurança pública e a proteção da comunidade”.
Leia também: Tolerância nos radares de velocidade? Saiba qual é a margem de erro aceite