A Fundação Irene Rolo (FIR) vai assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a 3 de dezembro, com um conjunto de iniciativas que têm como objetivo sensibilizar a comunidade para a inclusão e promover o reconhecimento das capacidades e talentos das pessoas com deficiência.
As atividades iniciam-se, pela manhã, com a distribuição de pulseiras com o lema “Vive a tua diferença”, numa ação que decorre na Escola D. Paio Peres Correia, no centro da cidade de Tavira e no Mercado Municipal, envolvendo a comunidade numa reflexão sobre a importância dos direitos das pessoas com deficiência.
Ainda durante a manhã, o Grupo de Autodeterminação da FIR participa num programa especial na Rádio Gilão, partilhando experiências e discutindo os desafios e conquistas das pessoas com deficiência, reforçando o papel da inclusão social na construção de uma sociedade mais justa.
A iniciativa continua pela tarde no Centro Comercial Tavira Plaza, onde será realizada uma mostra e confeção ao vivo de presépios, destacando o talento e o potencial artístico das pessoas com deficiência apoiadas pela Fundação.
Esta iniciativa oferece à comunidade a oportunidade de apreciar e adquirir peças criativas, ao mesmo tempo que promove a valorização do trabalho artístico inclusivo.
Com este programa diversificado, a Fundação Irene Rolo convida “toda a comunidade a juntar-se às comemorações e a refletir sobre a importância de aceitar e celebrar as diferenças”.
A Fundação Irene Rolo é uma instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), com sede em Tavira, criada por doação de Irene Dulce da Palma Arez Rolo através da escritura pública de 1982.
A instituição tem como missão apoiar pessoas com deficiências e incapacidades e suas famílias, bem como outros públicos vulneráveis, no âmbito da prevenção, acolhimento, reabilitação, formação profissional e inserção social, com vista á promoção da qualidade de vida.
Leia também: Esta quinta no Alentejo está a ser vendida ao mesmo preço que um palacete na França