A Fonte da Caravela, também conhecida como Fonte da Barca, localizada na Rotunda de São João, em Lagos, foi alvo de uma intervenção de reabilitação, destacando-se pela implementação de um sistema de abastecimento mais sustentável, que visa evitar o desperdício de água.
A obra, que representa os Descobrimentos Portugueses, teve um custo total de 79.315 euros (mais IVA) e foi realizada no âmbito do procedimento de manutenção e limpeza das fontes ornamentais do concelho.
Os trabalhos incluíram a substituição de toda a tubagem e acessórios por equipamentos em aço inoxidável, a reparação e substituição das eletrobombas, a troca dos focos de iluminação por lâmpadas LED mais eficientes, a reparação das válvulas e bicos dos repuxos, a limpeza e renovação das juntas, a instalação de um novo sistema de tratamento da água e a pintura e arranjo dos suportes de eletricidade.
Com o objetivo de promover a sustentabilidade ambiental e responder à escassez de água na região, a Fonte da Caravela passou a ser abastecida com água reutilizada proveniente da lavagem dos filtros das Piscinas Municipais, para o qual foram efetuadas as respetivas ligações.
A intervenção reforça o compromisso do Município de Lagos com a preservação ambiental, aliando a valorização do património cultural à adoção de práticas mais sustentáveis.
Leia também: Fica a duas horas do Algarve uma das cidades mais baratas para visitar mesmo na época alta