Com a entrada no ano novo, os portugueses estabeleceram metas para 2025 e um dos objetivos mais falados está relacionado com a prática do exercício físico. É importante para a saúde, mas também é necessário adquirir o gosto pelo exercício físico, para que a sua prática possa ser regular. Assim sendo, para começar, pode optar por fazer pequenas caminhadas à beira mar e mudar o cenário todos os dias. A ilha de Tavira, no Algarve, pode ser a sua primeira escolha.
No total, a ilha de Tavira conta com 11 quilómetros de comprimento. Se quiser fazer pouco mais de uma meia-maratona, pode percorrer a ilha de uma ponta à outra e voltar, mas pode sempre adaptar a distância àquela que é a sua necessidade. As praias que no verão se enchem de toalhas, nos meses mais frios estão desertas, pelo que a ilha de Tavira se assume como um dos locais ideais para caminhadas.
Tanto pode chegar à ilha através da ponte pedonal que faz a ligação entre esta e Pedras D’el Rei, como pode aceder à mesma de barco, a partir do centro da cidade de Tavira ou do cais das Quatro Águas. Caso opte pela ponte pedonal, saiba que o acesso à ilha é gratuito. No entanto, os trajetos de barco são pagos. Se partir da cidade de Tavira, o bilhete de ida e volta custa 2,50 euros, mas se sair das Quatro Águas, o bilhete de ida e volta custa 1,90 euros.
De salientar que a ilha se destaca pela sua paisagem natural, já que ali poderá encontrar muito poucas casas. Ao longo do seu passeio poderá apreciar as dunas, assim como toda a fauna que pauta a paisagem da ilha.
Pelo caminho irá também deparar-se com algumas das praias mais famosas da região, nomeadamente a Praia da Ilha de Tavira, Praia da Terra Estreita, Praia do Barril e a Praia do Homem Nu.
Leia também: Mais de 100 radares vão estar aqui ‘escondidos’ em janeiro de 2025, incluindo no Algarve