Sendo muito mais do que música, a 17.ª edição do Festival Internacional de Órgão do Algarve apresentou ao longo do mês de novembro um leque diversificado de propostas, incluindo um concerto pedagógico, três masterclasses, uma visita ao interior dos órgãos, a apresentação da Escola de Órgão da Sé de Faro e um concurso de fotografia.
Somou-se mais de uma dezena de concertos pelos 8 órgãos de tubos da região do Algarve, nas vertentes de órgão a solo, com música coral, em música de câmara (com voz, com violino e com trompete) e de órgão positivo com orquestra barroca.
De 1 a 30 de novembro foi um mês inteiro de atividades, nas Igrejas de Faro, Portimão, Loulé/Boliqueime e Tavira, e este ano também de Lagoa e Lagos, cumprindo-se o objetivo central do Festival de Órgão, de valorização, divulgação e preservação do património histórico, cultural e musical da região, em particular de divulgação deste instrumento secular que é o órgão de tubos.
Jovens em início de carreira e organistas nacionais e internacionais consagrados marcaram presença nesta edição do Festival Internacional de Órgão do Algarve, que contou mais uma vez com grande presença de público. Perto de 3000 ouvintes/crianças/participantes estiveram presentes nos concertos e iniciativas realizadas ao longo do mês de novembro.
Já temos muitas ideias para a 18.ª edição, que passam pela extensão da formação de públicos a novos locais, por concertos fora de portas, por iniciativas de inclusão social e pela programação num novo órgão de tubos, sem descurar a habitual aposta em jovens músicos. Contamos com parceiros, patrocinadores e público para realizarmos estas ideias em 2025!
O Festival Internacional de Órgão do Algarve 2024 contou com os apoios da CCDR Algarve – Unidade de Cultura, dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão, Tavira, Lagoa e Lagos e da União de Freguesias de Faro, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Contou com a parceria da Diocese do Algarve, Cabido da Sé de Faro, Ordem do Carmo de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos, e Santa Casa da Misericórdia de Tavira.
Contou ainda com o envolvimento de outras entidades/parceiros: Associação Grupo Coral Adágio, Associação Grupo Coral Ossónoba, Associação Multiplicar Silêncios, Associação Cultural Ideias do Levante, Academia de Música de Portimão, Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, Companhia de Teatro DoisMaisUm, Questão Repetida, ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, FNAC Faro, Universidade do Algarve – ESEC.
Leia também: Aldi lança desumidificador que combate a humidade e seca roupa em 24 horas