O Festival de Música de Cachopo 2024 (FM Cachopo 2024), no concelho de Tavira, aproxima-se do fim, tendo contado com a participação de mais de 2000 pessoas, entre organizadores, técnicos, músicos e público.
O festival, que teve início no dia 1 de março, encerra no dia 22 de dezembro com um concerto de Natal na Igreja Paroquial de Santo Estêvão de Cachopo, às 15:00. O espetáculo contará com o Coro Jubilate Deo e o Zé Francisco Trio, prometendo um final memorável para esta edição.
O FM Cachopo 2024 destacou-se pela sua programação variada, que incluiu iniciativas como:
- Oficina de música com Sara Badalo, destinada a auxiliares, educadores e alunos da sala de pré-escolar de Cachopo, seguida do Concerto AZURA, com Sara Badalo e Léo Vrillaud;
- Tertúlia sobre economia circular e mercados secundários, acompanhada de um Concerto com Marc Noah;
- Baile de São João com Vera Rogado;
- Concerto Marco Paulo Tributo, com Luís Guilherme;
- Visita guiada à Igreja Paroquial de Cachopo, seguida de um Concerto com Helena Madeira (harpa e voz).
Os objetivos do festival foram alcançados, promovendo o território, a paisagem e o património natural e cultural da freguesia de Cachopo através da música.
O evento contribuiu para combater a exclusão social e a desertificação do interior do Algarve, oferecendo uma programação cultural diversificada e atrativa, que trouxe novos públicos a esta zona do Algarve. Desta forma, o festival conseguiu equilibrar as dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.
A organização do FM Cachopo 2024 esteve a cargo da Associação de Festas da Freguesia de Cachopo, com o apoio da Junta de Freguesia de Cachopo, da Câmara Municipal de Tavira e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, através do programa de apoio 2024 à criação produção / programação circulação para a realização deste festival.
A edição de 2025 do Festival de Música de Cachopo já está a ser preparada, com a promessa de continuar a apostar em músicos de diferentes géneros musicais, dando destaque a talentos da região do Algarve.
Leia também: Há uma nova regra para quem viaja com bagagem de mão e não é o peso