Parceira da MFA – Mostra de Fotografia e Autores desde a sua 1ª edição, a ETIC_Algarve – Escola de Tecnologias Inovação e Criação do Algarve aceitou o desafio que Bruno Portela, diretor da Associação CC11 lançou para aprofundar esta parceira na segunda edição da grande celebração da Fotografia , em Faro, que vai acontecer na Fábrica da Cerveja, entre os dias 3 e 31 de Agosto.
Desta vez, a ETIC_Algarve estará presente com a exposição intitulada “Ponto Comum”. Uma exposição que junta 6 fotógrafos profissionais e 15 formandos finalistas do Curso Técnico de Fotografia Profissional 22/24, onde o que os une como “Ponto Comum” é a realização dos estudos na área de Fotografia na ETIC_Algarve.
Para Nuno Ribeiro, diretor da ETIC_Algarve, “esta exposição inicia aqueles que são os 15 anos que a escola está prestes a celebrar. Ver o talento e as carreiras profissionais de sucesso que tornaram a nossa escola num modelo a seguir no que diz respeito à área da Fotografia no Algarve. O nosso papel é incentivar e desafiar o talento que existe na zona, e temos cumprido esse objetivo ao longo destes quase 15 anos e queremos continuar a fazê-lo em benefício dos nossos futuros formandos e da massa criativa da região, só desta forma é que isto faz sentido”.
O “Ponto Comum” são na verdade duas exposições. Uma coletiva dos formandos finalistas do Curso de Fotografia Profissional 22/24 e outra dos 6 ex-formandos para a qual a ETIC_Algarve lançou o desafio para exporem os seus trabalhos individuais.
Diogo Lima, com o tema “Retro Tropicana”, exposição que transporta o espectador para os verões ensolarados dos anos 70 das piscinas da América Latina; Ruben Caeiro com “Sete Mil Histórias”, uma celebração do que são os 7 anos de carreira deste fotógrafo, nutrindo um apreço muito especial pelos retratos. Shaun Fisher, um fotógrafo que iniciou o seu percurso no curso de Fotografia na ETIC_Algarve, quando a mesma ainda estava localizada em Portimão, dedica-se à fotografia de imóveis.
João Serrão mostra o seu “cruel summer”, um projeto que ainda está em desenvolvimento, e que pretende evocar a presença e ausência do homem no território algarvio.
Ricardo Belela iniciou-se na ETIC_Algarve como formando, e hoje em dia é formador, traz imagens a esta exposição que representam o seu trabalho e a forma como vê a fotografia se expressa através dela.
Serhiy Stakhnyk, formando ainda nos tempos da escola criativa em Portimão e vencedor de vários prémios em concursos de Fotografia sobre renovação urbana e património cultural em Centros Históricos, apresenta uma tentativa de reflexão dos conhecimentos, habilitações na área de fotografia de publicidade.
Leia também: Há uma nova fraude em caixas automáticos. Saiba como se proteger