Em 2003 saiu a primeira edição do então “Livro da Boa Cama e da Boa Mesa” do Expresso que distinguiu 25 restaurantes com “Garfo de Ouro”. O tempo foi passando e alguns desses restaurantes premiados pelo jornal já não se “encontram entre nós”. Com o passar do tempo, alguns desses restaurantes premiados deixaram de existir. Entre os 25 distinguidos na altura, três estavam situados no Algarve. Será que ainda se lembra de algum? E será que algum ainda permanece aberto? Saiba agora mais neste artigo.
A edição inaugural do “Livro da Boa Cama e da Boa Mesa”, em 2003, distinguiu 25 restaurantes com o prestigiado “Garfo de Ouro”, três deles localizados no Algarve, reconhecendo-os como referência na excelência gastronómica. Duas décadas depois, muitos destes restaurantes fecharam portas, mas outros continuam a destacar-se na arte da gastronomia.
No Algarve, um dos restaurantes destacados na lista de 2003 foi a Adega Vila Lisa, situada na Mexilhoeira Grande, em Portimão. Este restaurante ganhou notoriedade por ter sido frequentado por uma das grandes estrelas do cinema mundial, o ator Robert De Niro. A Adega Vila Lisa mantém-se de portas abertas, para alegria dos seus clientes.
Outro restaurante algarvio da lista que permanece em atividade é o Casa Velha, localizado na Quinta do Lago, em Loulé. “Foi aqui, na Casa Velha, que começou parte da história da Quinta do Lago e o seu primeiro restaurante”, pode ler-se no site oficial do espaço.
O último restaurante algarvio entre os 25 Garfos de Ouro de 2003 não resistiu ao passar dos anos. Trata-se do Ermitage, “liderado por Vincent Nas, na Estrada de Almancil, a caminho de Vale do Lobo e da Quinta do Lago”, conforme recorda o Expresso.
Veja agora a lista completa dos 25 Garfos de Ouro de 2003 organizada por ordem alfabética:
Leia também: Há uma nova regra para quem viaja com bagagem de mão e não é o peso
- A Bolota (Elvas);
- A Maria (Alandroal);
- Adega Vila Lisa (Portimão);
- Bull & Bear (Porto);
- Camelo (Seia);
- Casa Velha (Loulé);
- Chico Elias (Tomar);
- Cimas English Bar (Cascais);
- Clube de Golfe da Belavista (Lisboa);
- Condestável de Luís Suspiro (Cartaxo);
- Conventual (Lisboa);
- Ermitage (Loulé);
- Estoril Mandarim (Cascais);
- Fialho (Évora);
- O Galito (Lisboa);
- O Nobre – Ajuda (Lisboa);
- Pap’Açorda (Lisboa);
- Passos Perdidos (Vila Real);
- Portucale (Porto);
- São Gião (Guimarães);
- São Rosas (Estremoz);
- Tasquinha do Oliveira (Évora);
- Tia Alice (Ourém);
- Tromba Rija (Leiria);
- Valle-Flôr (Lisboa).