Um dos principais destaques de uma grande parte das ilhas-barreira do Algarve é o facto de não ser possível entrar com carro. Ilhas, como a Armona, Culatra, Tavira e Cabanas de Tavira acabam por caminhar para uma maior sustentabilidade a partir do momento em que ali não existem as mesmas emissões de gases para atmosfera a que se assiste nas cidades. Para além disso, a paisagem natural das ilhas também contribui para essa sustentabilidade.
No entanto, há uma ilha no Algarve onde os carros continuam a poder entrar e nos meses de verão o trânsito é tanto, que se pode dizer que é sempre ‘hora de ponta’. Falamos da ilha de Faro, que se encontra separada da cidade que lhe dá nome pela Ria Formosa. Neste caso, para aceder à mesma, tanto pode fazê-lo de carro, através de uma ponte, como de barco.
Em janeiro foi inaugurada uma nova ponte que prevê facilitar a circulação do trânsito
O que se sabe é que no verão, as filas na ponte para entrar na ilha costumam ser longas. Ainda assim, em janeiro deste ano foi inaugurada uma nova ponte que veio ditar o fim à ligação antiga de uma só via de circulação de trânsito. É que até há bem pouco tempo, nesta ponte, ora circulavam os carros que pretendiam entrar na ilha, ora circulavam os que queriam sair.
Agora, os carros circulam nos dois sentidos ao mesmo tempo, o que irá facilitar a circulação do trânsito na ponte. Mesmo assim, a escassez de lugares para estacionar na ilha face à elevada procura nos meses de verão vai fazer com que o trânsito, apesar de menor, continue a fazer-se sentir em qualquer hora do dia.
Quer isto dizer que o melhor pode ser mesmo recorrer ao barco para aceder à ilha de Faro. Caso opte pelo barco, terá de ir até ao Cais das Portas do Mar, que se encontra junto ao centro histórico da cidade de Faro.
Uma viagem de ida e volta de barco custa 3,90€
Os barcos asseguram a ligação entre Faro e a ilha durante todo o ano e os horários durante o mês de fevereiro podem ser consultados aqui. Quanto aos preços dos bilhetes, saiba que uma viagem de ida e volta tem o custo de 3,90 euros, no caso dos adultos, e as crianças pagam apenas 2,25 euros.
Note que os bilhetes são comprados no barco e, caso não queira comprar bilhete de ida e volta, existe a opção de comprar apenas a passagem para um trajeto.
Leia também: Conheça o túnel que poupará 11h de viagem e será o “mais longo e profundo do mundo”