Os empreendimentos turísticos do Algarve reduziram o consumo global de água em 16% até novembro, tendo o consumo específico por dormida diminuído 15%. Estes dados são apresentados no 4.º relatório de monitorização do consumo de água e da aplicação de medidas de eficiência hídrica, elaborado pela Agência para Energia (ADENE) no âmbito do Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve.
As maiores reduções no consumo de água foram registadas nos sistemas de rega, seguidas de melhorias nos sistemas de gestão e manutenção e, em terceiro lugar, na eficiência dos equipamentos.
Até ao final de novembro, estavam implementadas 2652 medidas para a redução do consumo de água, quase metade delas (46%) classificadas como estruturantes. Este plano é coordenado pela Região de Turismo do Algarve (RTA), em colaboração com o Turismo de Portugal e a ADENE.
Para André Gomes, presidente da RTA, “a evolução registada é muito positiva, com a redução do consumo global a aumentar de 13% para 16% nos dois últimos meses. Os resultados agora conhecidos são um contributo setorial relevante para mitigar o problema de escassez hídrica no Algarve, e representam uma poupança financeira direta para os mais de 100 empreendimentos turísticos aderentes ao selo Save Water, que no próximo ano será alargado também ao Alojamento Local, assim como a outras áreas de atividade do setor turístico regional”.
O Compromisso com a Eficiência Hídrica do Algarve, que resulta de uma resolução do Conselho de Ministros de fevereiro, envolve a adesão voluntária dos empreendimentos turísticos a um plano de ação que inclui medidas imediatas e estruturantes, a monitorização dos consumos e a avaliação do progresso na aplicação das medidas. Os empreendimentos aderentes recebem o selo Save Water como reconhecimento.
A ADENE criou e gere a Plataforma Compromisso com a Eficiência Hídrica, que permite aos empreendimentos monitorizar os seus consumos e acompanhar os progressos na aplicação de medidas de eficiência hídrica.
Leia também: Chegou ao Lidl a marca ‘Stanley’ Cup a um preço que poderá fazer voar o stock