Ao longo de 2024, a EMARP recolheu um total de 801 quilos de “Tampinhas Solidárias”, compostas por tampas de plástico e rolhas de cortiça, que foram entregues à Associação Espiral de Vontades. Esta iniciativa, que se mantém em 2025, tem como objetivo apoiar David Duarte, um menino de 12 anos com paralisia cerebral, garantindo-lhe acesso às terapias necessárias para melhorar a sua qualidade de vida.
O projeto, iniciado em 2022, inclui a instalação de quatro estruturas de recolha localizadas na Alameda, nas Zonas Ribeirinhas de Portimão e Alvor, e na Mexilhoeira Grande. Através desta iniciativa, promovem-se boas práticas alinhadas com os princípios do Desenvolvimento Sustentável e da Responsabilidade Social, valorizando materiais recicláveis que são transformados em recursos financeiros para causas sociais.
As tampinhas a depositar nas estruturas devem ser de plástico, preferencialmente provenientes de líquidos alimentares, como garrafas de água, sumos, detergentes, champôs ou amaciadores. Além das tampas de plástico, a EMARP também entrega à associação as rolhas de cortiça recolhidas no edifício da sua sede.
Graças ao envolvimento da comunidade e ao compromisso com a sustentabilidade, este projeto, que vai ajudar David Duarte, demonstra como pequenos gestos podem ter um impacto significativo na vida de quem mais precisa, reforçando o bem-estar social e ambiental.
Criada em 2001, a EMARP atua na prestação de serviços públicos de abastecimento de água para consumo humano, de saneamento de águas residuais e limpeza e higiene pública. Também a cultura tem o seu espaço na esfera da empresa, através da organização mensal de eventos expositivos na área de atendimento.
Leia também: Esta ilha portuguesa é a mais isolada da Europa, era refúgio de piratas e tem mais vacas que habitantes