Quem vem ao Algarve e quer provar um doce típico da região costuma procurar os famosos doces finos de Portimão, ou o Dom Rodrigo, de Lagos, havendo ainda quem saia em busca dos tradicionais figos cheios de Olhão. Ainda assim, fazem parte da doçaria do Algarve algumas iguarias que nem todos conhecem, entre as quais se encontra o doce tradicional de Tavira, que aos dias de hoje vê a sua receita original ser reproduzida tanto em Tavira, como em outras localidades do Algarve.
Diz a tradição oral que foi no convento de freiras instalado no Largo da Atalaia, em Tavira, que foi criada a receita original dos folhados de Tavira, à época apelidados de bolos folhados. Atualmente, o convento onde tudo começou deu lugar a uma unidade hoteleira e até a fábrica onde era produzido este doce já saiu de Tavira. É que a receita atual foi sendo transmitida através de várias gerações da família Dias, que durante muito tempo vendeu o folhado de Tavira, no Café Cunha.
Era a proprietária do Café Cunha, em Tavira, quem confecionava os bolos folhados, que passaram a chamar-se folhados de Tavira por influência dos clientes que por ali passavam todos os dias e lhe atribuíram um novo nome. Entretanto, o Café Cunha encerrou e, agora, a família Dias tem a seu cargo a Pastelaria Gardy, em Faro, onde se continuam a fabricar os bolos que anteriormente só se vendiam em Tavira.
Apesar de a família Dias se ter mudado para Faro, algumas padarias e pastelarias de Tavira continuaram a fabricar o doce todos os dias. A pastelaria Veneza é um dos exemplos. Ao Postal do Algarve, Idalina Soares, a responsável pelo negócio, refere que começou a fazer os folhados de Tavira depois de a sogra, pasteleira no café Arcada, lhe ter passado a receita. A funcionar há 24 anos, a Veneza tem fabrico próprio e produz o folhado de Tavira numa fábrica situada perto do Lidl da cidade. Tal como a pastelaria de Idalina, também a Padaria Porta Nova continua a produzir este doce tradicional.
De salientar que os folhados de Tavira são feitos com massa folhada que se corta às tiras e se enrola num pauzinho para formar o bolo, tal como avança o site Produtos Tradicionais Portugueses, da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. A mesma fonte refere que, depois de irem ao forno, os folhados são passados por calda de açúcar.
*Artigo atualizado a 8 de agosto de 2024, às 21:50h
Leia também: Este é o parque aquático mais barato do Algarve e está com desconto