O Centro de Recolha Oficial de Animais de Faro (CROAF) celebra esta quinta-feira, 16 de janeiro, o seu segundo aniversário. Desde a sua inauguração, o CROAF acolheu 1.551 animais, incluindo 831 gatos de rua através do Programa C.E.D (Captura-Esterilização-Devolução), promovido pelo Município de Faro. Além destes, a equipa veterinária do centro esterilizou mais 288 animais recolhidos, totalizando 1.119 esterilizações em dois anos de atividade.
Durante este período, o CROAF devolveu 125 animais perdidos às suas famílias e promoveu a adoção responsável de 333 animais. Destaca-se também a redução no número de animais errantes recolhidos, que diminuiu de 223 em 2023 para 150 em 2024, resultado do trabalho de recolha de animais e da sensibilização da comunidade farense para o não abandono e a adoção consciente.
Com o objetivo de reforçar a sua responsabilidade social e aproximar-se da comunidade, o Município de Faro lançou o projeto “Faro Integra”. Esta iniciativa permite que alunos e utentes de diversas instituições, escolas e lares do concelho visitem o CROAF, aprendendo sobre adoção responsável e cuidados com os animais de companhia. Iniciado em 2024, o projeto já impactou centenas de jovens e seniores.
Ainda em 2024, a autarquia estabeleceu um protocolo com a Apatris XXI para promover a integração profissional dos seus utentes e implementou o Regulamento de Cuidador de Colónias de Gatos, reconhecendo e apoiando o trabalho dos cuidadores no concelho.
Para 2025, o Município de Faro pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido e reforçar o apoio às famílias carenciadas com animais de companhia, contribuindo para a alimentação e cuidados necessários ao bem-estar dos seus animais.
Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer