A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve vai avançar com a recuperação e requalificação do Edifício São Francisco, localizado em Faro, para acolher os serviços regionais nas áreas do Território e da Cultura.
Para este projeto, foi celebrado um contrato com a empresa AMBarriga, Engenharia e Construções, Lda., responsável pela obra de reabilitação e beneficiação do edifício. Esta intervenção faz parte da estratégia da CCDR Algarve para a manutenção e valorização das suas instalações.
Segundo comunicado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, o objetivo é “requalificar aquele espaço que acolherá no futuro os serviços da Unidade de Cultura e da Divisão de Cadastro e Sistema de Informação Geográfica da CCDR Algarve”.

A empreitada, com um prazo de execução de 60 dias, representa um investimento total de 117 mil euros, acrescidos de IVA. O projeto inclui a reabilitação das coberturas e caleiras, reparação e pintura das paredes interiores e exteriores, ampliação das instalações elétricas e de ITED, e a relocalização dos aparelhos exteriores de ar condicionado.
Nos últimos três anos, a CCDR Algarve desenvolveu diversas iniciativas de manutenção e valorização das suas instalações, destacando-se a instalação de sistemas de autoprodução de energia elétrica a partir de fontes renováveis e a introdução de sistemas automáticos para melhorar a eficiência energética.
Para este ano, além da intervenção no Edifício São Francisco, estão em curso os procedimentos para duas grandes obras nas instalações do Patacão, em Faro, e do CEAT, em Tavira, reforçando o compromisso da CCDR Algarve com a modernização e eficiência das suas infraestruturas.
Leia também: Este desumidificador 4 em 1 do Lidl tem capacidade para 20 litros e descongelamento automático