A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve manifestou “o seu profundo pesar pelo falecimento de Vasco Rocha Vieira, Tenente-General do Exército português, antigo Chefe de Estado Maior do Exército e último Governador de Macau”.
Vasco Joaquim Rocha Vieira nasceu a 16 de agosto de 1939 em Lagoa (Algarve), frequentou o Colégio Militar e licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Integrou o núcleo original de oficiais do Movimento das Forças Armadas, tendo sido promotor da instalação do regime democrático em Portugal.
Exerceu o cargo de governador de Macau, quando se processou a transferência do território para a China, coroando com excecional dignidade uma longa carreira de serviço público, quer na sua carreira militar, quer na participação política a seguir ao 25 de Abril, como membro do Conselho da Revolução (por inerência de funções enquanto Chefe de Estado Maior do Exército, que desempenhou entre 1976 e 1978), Ministro da República nos Açores (1986-1991), Secretário Adjunto das Obras Públicas do Governo de Macau e 138.º Governador de Macau, entre 23 de abril de 1991 e 19 de dezembro de 1999. Foi Chanceler do Conselho das Antigas Ordens Militares entre 2011 e 2016.
Como governador de Macau, Rocha Vieira distinguiu-se pela concretização de obras públicas infraestruturais estratégicas para o desenvolvimento do território e assegurou as reformas na administração necessárias para o período subsequente à transferência da administração para a República Popular da China
Entre outras condecorações e distinções, civis e militares, nacionais e estrangeiras, realce-se a atribuição do grau de Comendador da Ordem Militar de São Bento de Avis, pelo Presidente Ramalho Eanes, da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e da Grã-Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo, ambas pelo Presidente Mário Soares, do Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente Jorge Sampaio, e da Grã-Cruz da Antiga e Muito Nobre Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, pelo Presidente da Republica Professor Cavaco Silva.
Com o Município de Lagoa, sua terra natal, manteve sempre uma relação de proximidade e disponibilidade, assumindo a presidência institucional de atos comemorativos e sendo presença habitual em eventos marcantes como a FATACIL.
O Conselho Diretivo da CCDR ALGARVE endereça “as mais sentidas condolências ao Município de Lagoa, que lhe atribuiu a Medalha de Ouro de Mérito Municipal de Lagoa em 1991 e decretou três dias de Luto Municipal, à família enlutada, aos amigos e camaradas de armas”.
Leia também: Elon Musk quer unir dois continentes com túnel de 4.800 km e “mudar o mapa da Terra”