O Município de Castro Marim foi novamente distinguido como “Autarquia + Familiarmente Responsável”, uma honraria atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Este é o décimo ano consecutivo que o concelho recebe este galardão, que reconhece as boas práticas implementadas em prol do bem-estar das famílias.
Este reconhecimento é resultado de um conjunto abrangente de medidas adotadas em diversas áreas, que vão além do apoio direto às famílias. Incluem iniciativas no urbanismo, educação e formação, transportes, saúde, cultura, desporto e habitação.
Entre as ações mais relevantes destacam-se:
- A criação de habitação social para famílias carenciadas;
- A atribuição de bolsas de estudo para estudantes;
- Auxílios económicos para alunos em situação de vulnerabilidade;
- Transporte escolar gratuito para crianças e jovens;
- Programas de promoção de saúde, como o Programa de Combate ao Tabagismo;
- Iniciativas culturais e desportivas, como as Férias Ativas, destinadas a promover o lazer e a ocupação saudável dos tempos livres.
O executivo municipal de Castro Marim reafirma o compromisso “de continuar a priorizar o bem-estar e a qualidade de vida das famílias residentes no concelho. Este objetivo reflete-se na adoção de políticas inclusivas e sustentáveis, capazes de responder às necessidades da comunidade”.
Para a autarquia, o reconhecimento como “Autarquia + Familiarmente Responsável” não só celebra o trabalho já realizado, mas também “motiva o município a avançar com novas soluções e projetos que mantenham Castro Marim na vanguarda das autarquias mais comprometidas com o apoio às famílias”.
Leia também: Conheça o arroz muito consumido em Portugal que é bastante contaminado por agrotóxicos