O Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de Lagos promove, ao longo de 2025, duas campanhas solidárias de recolha de vestuário e agasalhos para apoiar as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (PSSA), a primeira em março e a segunda em setembro. Esta iniciativa tem como objetivo garantir condições mínimas de conforto a quem mais necessita, envolvendo a comunidade local na resposta a esta problemática social.
A primeira campanha decorre de 3 a 28 de março e foca-se na recolha de roupa de verão e agasalhos. Apesar das temperaturas mais amenas na primavera e no verão, é essencial proporcionar proteção contra o sol durante o dia e garantir conforto durante as noites, que podem ser frias para aqueles que vivem na rua.
A importância desta ação torna-se evidente perante os dados registados até dezembro de 2024, que apontam para um total de 116 pessoas em situação de sem-abrigo no concelho de Lagos. Destas, 106 vivem sem teto (no espaço público, em abrigos de emergência ou alojamentos precários), enquanto 10 estão sem casa (em alojamentos temporários). Face a esta realidade, a campanha visa reforçar o apoio a esta população vulnerável e sensibilizar a comunidade para a exclusão social.
A população é convidada a contribuir com doações de roupa e outros artigos essenciais, nomeadamente roupa de verão, como t-shirts, sweats, calções, calças e fatos de treino, roupa interior, incluindo meias, cuecas e soutiens, toalhas de banho e agasalhos, como mantas, sacos de cama, casacos, cachecóis e gorros.
As doações podem ser entregues no Banco de Recursos Lagos Solidário, localizado na Rua José Afonso, Lote 23, Cave B – Lagos (antiga Loja da Água), nos seguintes horários: segundas, quartas e sextas-feiras, das 15:00 às 17:00, e terças e quintas-feiras, das 10:00 às 12:00.
A campanha conta com a colaboração do Banco de Recursos Lagos Solidário, responsável por receber as doações, e das entidades MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA e Instituto Fonte Vida (IFV), encarregues da distribuição dos bens às Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.
Os interessado em mais informações devem contactar o Banco de Recursos Lagos Solidário ou os canais oficiais do município de Lagos em www.cm-lagos.pt.
Leia também: Conheça a ilha algarvia que desapareceu do mapa, foi local de quarentena e era habitada por criminosos
