A Câmara Municipal de Silves, em reunião realizada a 18 de novembro, decidiu prorrogar o prazo para a elaboração do Plano de Pormenor da Feitoria Fenícia por mais 24 meses. A decisão, publicada em Diário da República no dia 10 de dezembro, tem efeitos a partir de 21 de novembro de 2024.
A extensão do prazo prende-se com a necessidade de assegurar a concertação setorial com entidades da Administração Pública que tutelam interesses na área de intervenção do plano, como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e as Infraestruturas de Portugal, I.P., entre outras.
Este plano de pormenor visa a concretização de um projeto de desenvolvimento turístico, que envolve um investimento global de 50 milhões de euros e a criação de mais de 100 postos de trabalho diretos.
O projeto incluirá uma unidade hoteleira com 700 camas, um espaço relvado para a prática desportiva, com infraestruturas de apoio a estágios desportivos, a serem instaladas no hotel e em construções existentes que serão recuperadas e adaptadas; um campo de golfe com 18 buracos, um percurso pedonal ao longo do Rio Arade e um espaço natural dedicado à observação de aves e à educação ambiental, que integrará os tanques da Tapada do Moinho do Valentim e o próprio Moinho do Valentim, que será reabilitado e adaptado para funcionar como um centro de educação ambiental.
A elaboração do Plano de Pormenor da Feitoria Fenícia está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, contribuindo para metas como ODS 6: Água limpa e saneamento, ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 13: Combate às alterações climáticas e ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes.
Os interessados podem acompanhar o progresso do plano no portal oficial do Município de Silves, disponível em Plano de Pormenor da Feitoria Fenícia.
Leia também: Esta é a previsão que Bill Gates acredita que se vai mesmo concretizar em 2025