A Câmara Municipal de Albufeira entregou duas novas ambulâncias de socorro aos Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA), num investimento total de 137.296,22 euros, financiado integralmente pela autarquia.
A entrega teve lugar, no dia 11 de dezembro, no quartel dos BVA, durante uma cerimónia que incluiu a bênção das ambulâncias, a inauguração do presépio e a promoção de bombeiros. Estiveram presentes representantes da Câmara, das Juntas de Freguesia, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e da Autoridade Nacional de Proteção Civil, além de populares e familiares.
O presidente da Câmara, José Carlos Rolo, realçou que “a entrega destas duas ambulâncias é de extrema importância para a renovação da frota da AHBVA, no sentido de que a prestação do socorro, à população e aos milhares de visitantes que escolhem Albufeira para passar as suas férias, se faça de forma célere e com o máximo de segurança”, acrescentando que também “em dezembro de 2023, o Município deliberou atribuir uma comparticipação financeira no montante de 63. 995,97 € aos BVA, destinada à aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, com plataforma elevatória de acesso eletro-hidráulico”.
José Carlos Rolo acrescenta que considera “incontestável o trabalho da corporação junto da comunidade, nomeadamente no combate a incêndios, proteção civil, socorrismo, transporte de doentes, socorro a náufragos e salvamento em falésias, pelo que é fundamental que os bombeiros disponham de todos os meios para que o possam fazer com o máximo de condições de segurança e nós, autarquia, estamos aqui para os apoiar, dentro das nossas possibilidades, naturalmente”.
A corporação enfrenta desafios significativos, com um aumento de ocorrências relacionadas com emergência médica e transporte de doentes, que nos últimos anos têm sobrecarregado os recursos disponíveis. Em 2023, os BVA registaram 12.768 ocorrências, das quais 8.446 foram emergências médicas, e em 2024, até julho, já tinham respondido a mais de 7.850 serviços.
Atualmente, os BVA dispõem de uma frota de 44 veículos, sendo 7 ambulâncias de socorro e 10 para transporte de doentes, mas muitas das viaturas apresentam desgaste devido ao uso intensivo. Assim, foi identificada a necessidade urgente de renovar a frota, o que levou à entrega das novas ambulâncias.
Além disso, a Câmara e a AHBVA estabeleceram protocolos de colaboração para assegurar o apoio contínuo à corporação. Em 2023, foi aprovada a criação de uma terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP), destinada a reforçar a resposta em situações de emergência, com custos partilhados entre a autarquia e a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
A autarquia também adquiriu, em julho deste ano, um veículo de combate a incêndios adaptado a locais de difícil acesso, com capacidade para 400 litros de água e equipado com sistemas avançados de combate a incêndios, num investimento superior a 70 mil euros.
Paralelamente a estes investimentos, o município atribuiu um apoio anual de 750 mil euros em 2023 e de 1 milhão de euros em 2024, destinado a ajudar os BVA a cumprir a sua missão humanitária e de socorro, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade.
Leia também: Chegou ao Lidl a marca ‘Stanley’ Cup a um preço que poderá fazer voar o stock