O nascimento de uma criança é sempre uma data marcante para os pais, mas um parto no dia 25 de dezembro, dia de Natal, e em casa, vai para além de todas as expectativas que se possam criar. Foi precisamente no dia de Natal e numa casa em Tunes, no concelho de Silves, no Algarve, que nasceu a pequena Yara. O parto estava previsto para esse mesmo dia, no hospital, mas a bebé “decidiu” nascer mais cedo.
Sublinha o Correio da Manhã que o alerta foi dado às 7:30h de dia 25 de dezembro para dar assistência a uma grávida em trabalho de parto, na zona de Tunes. Foram acionados os bombeiros de Messines e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Albufeira. Após o parto, a mãe e a recém-nascida foram transportadas para o Hospital de Faro.
Diogo Silva e Justino Luís foram os parteiros de serviço e prestaram o auxílio à bebé e à mãe. “À chegada ao local temos o pai a dizer que a criança está a nascer”, diz Diogo Silva ao Correio da Manhã. Quando os bombeiros entraram em casa, a avó já estava com a criança no colo. “Demos a possibilidade ao pai de fazer o corte do cordão umbilical, era algo que ele pretendia”, sublinha o bombeiro Diogo Silva à mesma fonte.
De salientar que o parto em casa não foi uma opção dos pais, uma vez que o nascimento da pequena Yara estava previsto para o mesmo dia, no hospital. No entanto, a bebé nasceu algumas horas antes do previsto.
A mãe e a bebé recém-nascida foram depois transportadas para o Hospital de Faro com o acompanhamento da viatura médica do INEM e ficaram internadas para observação. Estão ambas bem de saúde.
Leia também: Americana muda-se para Portugal e diz: “Só volto para os EUA numa urna”