As comemorações do meio século de existência da Associação dos Amigos da Cortelha, no concelho de Loulé, tiveram início no dia 1 de janeiro de 2025, com um programa vasto que se estenderá ao longo de todo o ano. O objetivo das atividades é homenagear a história da coletividade e todos os sócios que contribuíram para a sua longevidade e vitalidade.
Fundada em janeiro de 1975, a Associação tem desempenhado um papel essencial e unificador na comunidade desde a sua criação, preservando as tradições das gentes da serra.
Para assinalar os 50 anos de existência, a Associação compromete-se a organizar 50 eventos durante 2025. Estas iniciativas abrangem áreas diversas, como motocross, gastronomia, passeios pedestres, etnografia e folclore, recriando atividades realizadas ao longo da sua história. O objetivo é envolver a comunidade local e valorizar os recursos da região.
No dia 1 de janeiro, data em que se celebraram os 50 anos da fundação oficial, a comunidade reuniu-se em festa.
As celebrações começaram com uma missa na sede da Associação, celebrada pelo reverendo padre Fernando Pedro, seguida de uma romagem ao cemitério para homenagear os sócios.
Durante a tarde, realizou-se a cerimónia de descerramento de uma placa evocativa aos sócios-fundadores, culminando com o brinde aos 50 anos da Associação. A celebração foi abrilhantada com o tradicional bolo de aniversário e a música de parabéns tocada pelos Artistas da Terra.
A Direção da Associação dos Amigos da Cortelha convida toda “a população e entidades a juntar-se às celebrações deste marco tão importante para a sua história, que tem contribuído para divulgar a Aldeia da Cortelha em eventos nacionais e internacionais e a manter vivas as tradições da Serra do Caldeirão”.
Leia também: Mais de 100 radares vão estar aqui ‘escondidos’ em janeiro de 2025, incluindo no Algarve