Este ano, o AlgarveShopping, na Guia, celebra o espírito natalício com uma abordagem inovadora e sustentável. A grande protagonista é uma árvore de Natal criada com 100 quilos de plástico reciclado, concebida pela artista plástica Madalena Martins, vencedora do Prémio Projetos Originais Portugueses (POP) da Fundação Serralves. A instalação, intitulada “Natal Tropical”, estará disponível para visita até 6 de janeiro.
A árvore e as decorações circundantes foram produzidas ao longo de quatro meses, utilizando 350 quilos de plástico reciclado, provenientes de embalagens de lavandarias, excedentes da indústria gráfica e materiais de antigas instalações artísticas.
Este projeto não só reafirma o compromisso do AlgarveShopping com a sustentabilidade como também promove práticas artísticas conscientes. Além dos 100 quilos usados na árvore, mais 250 quilos de plástico reaproveitado foram utilizados nas franjas decorativas que adornam o centro comercial.
Um dos aspetos mais marcantes deste projeto é a sua vertente de inclusão social. Reclusos das prisões de Paços de Ferreira e Vale do Sousa participaram na produção das decorações sob a orientação da artista, transformando materiais reciclados em peças natalinas, num trabalho manual de alta precisão que promoveu a reintegração social dos envolvidos.
Visualmente, a instalação combina o tradicional vermelho e dourado com tons de verde exuberante das plantas tropicais, transportando os visitantes para um jardim natalício com uma estética tropical. Boias náuticas, que homenageiam a ligação do Algarve ao mar, complementam a composição artística.
“Estamos muito orgulhosos por voltar a colaborar com a Madalena Martins, uma artista cuja visão criativa se alinha com os valores do AlgarveShopping e com a campanha deste Natal ‘Pensa bem, oferece melhor’ num apelo a uma maior consciência na hora de presentear quem gostamos. Este projeto reflete também o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social, ajudando a promover a beleza de um Natal consciente e impactante”, destaca Carla Martins, diretora do AlgarveShopping.
No total, a instalação utiliza 2.100 metros de plástico reciclado, evidenciando o esforço do centro comercial em prolongar o ciclo de vida dos materiais e adotar práticas cada vez mais sustentáveis.
Esta iniciativa integra-se nos objetivos de sustentabilidade do AlgarveShopping, que, nos últimos 10 anos, conseguiu reduzir o consumo de energia em 33% e reciclar mais de 51% dos resíduos gerados, reforçando o seu compromisso com um futuro mais verde e inclusivo.
Leia também: Conheça o arroz muito consumido em Portugal que é bastante contaminado por agrotóxicos