O presidente da Câmara Municipal de Aljezur, José Gonçalves, e o engenheiro Fábio Lucas, representante da empresa ARQUICONSTRU – Engenharia e Construções, Unipessoal, Lda., formalizaram, no passado dia 13 de janeiro, o Auto de Consignação de Trabalhos para a empreitada de “Requalificação da Escola Primária da Carrapateira para instalação de Centro Cultural e Comunitário”.
Esta intervenção integra os investimentos aprovados no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, Medida 10 – LEADER, Ação 10.2 – Implementação das Estratégias, Operação 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias. O projeto beneficiará de um apoio comunitário do PDR 2020, cofinanciado pelo FEADER no âmbito do Portugal 2020, no valor de 103.561,10 euros, a fundo perdido.
Adjudicada à empresa ARQUICONSTRU – Engenharia e Construções, Unipessoal, Lda., por contrato celebrado em dezembro de 2024, a obra representa um investimento total de 295.439,39 euros (mais IVA) e terá um prazo de execução de 90 dias.
O objetivo principal da requalificação é devolver à comunidade local da Carrapateira um espaço revitalizado, multifuncional e inclusivo. As obras incluem a recuperação, limpeza e reforço dos pavimentos e muros estruturais, bem como a criação de espaços polivalentes para diversas atividades culturais e desportivas.
Adicionalmente, será criada uma zona de estar equipada com um campo para jogos tradicionais, proporcionando um espaço de recreio ativo tanto para os residentes como para os visitantes.
Com esta intervenção, o Município de Aljezur pretende promover “a dinamização cultural e social da Carrapateira”, reforçando o papel das infraestruturas locais no bem-estar e na coesão da comunidade.
Leia também: Elon Musk quer unir dois continentes com túnel de 4.800 km e “mudar o mapa da Terra”