A Algarve STP foi oficialmente aprovada como sócio aderente da TecParques – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia, reforçando a posição do Algarve como uma região dinâmica no cenário nacional de inovação e empreendedorismo. A formalização desta decisão ocorreu esta terça-feira durante a Assembleia Geral da TecParques, realizada em Aveiro, onde a Diretora Executiva da Algarve STP, Jessica Costa, marcou presença em representação da entidade.
A TecParques tem como objetivo promover e valorizar os Parques de Ciência e Tecnologia em Portugal, fomentando a ligação entre empresas, universidades e instituições nacionais e internacionais, contribuindo para o crescimento tecnológico e empresarial do país.
Além da adesão da Algarve STP, a presença do Algarve no ecossistema de parques tecnológicos ganha ainda mais relevância com a integração do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve na Direção da TecParques, sendo representado pelo chefe de divisão, Hugo Barros.
Para opresidente Interino da Algarve STP, Paulo Santos, esta adesão representa um avanço estratégico para fortalecer a posição da região no panorama nacional de ciência e tecnologia. “Esta integração abre portas para novas parcerias, impulsiona a inovação e cria oportunidades valiosas para as empresas e instituições do Algarve, consolidando o compromisso da Algarve STP com o desenvolvimento tecnológico e empresarial da região”, destacou.
Sobre a Algarve STP
A Algarve STP (Algarve Systems and Technology Partnership) é uma associação sem fins lucrativos que representa o ecossistema de tecnologia e inovação do Algarve. Conta com uma vasta rede de membros, incluindo a Universidade do Algarve, sete dos principais municípios da região e associações estratégicas, como a DOCAPESCA, a ANJE e a Algarve Evolution.
Cofundadora da marca Algarve Tech Hub e reconhecida como Digital Innovation Hub – Algarve Smart Destination, a Algarve STP gere infraestruturas de incubação e aceleração que integram a Rede Nacional e Regional de Incubadoras. Trabalha em estreita colaboração com o setor público e associações, promovendo um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento tecnológico.
O seu objetivo é ligar instituições, atrair investimento e criar as condições necessárias para consolidar o Algarve como um polo de excelência em inovação e tecnologia.
Leia também: Onde costuma guardar o azeite? Sítio mais comum “é um dos piores lugares para o guardar”