O Algarve 7s volta a Vila Real de Santo António para a sua 6.ª edição, que decorrerá entre 6 e 9 de junho. Criado em 2018, este festival internacional multidesportivo, organizado pela empresa portuguesa Sports Ventures, contará este ano com mais de 3.500 participantes.
Inicialmente concebido como um torneio exclusivamente dedicado ao Rugby, o Algarve 7s evoluiu rapidamente devido ao sucesso alcançado além-fronteiras. Desde 2019, tornou-se um evento multidesportivo que reúne equipas e atletas de 30 países, com destaque para as delegações de França, Inglaterra e Estados Unidos.
Para além da vertente desportiva, o Algarve 7s tem um impacto significativo na economia e no turismo da região, especialmente em Vila Real de Santo António e Monte Gordo. O evento deverá gerar mais de um milhão de euros em retorno económico para a região.
José Diogo Trigo de Moraes, CEO da Sports Ventures, sublinha que “as potencialidades do Algarve para o turismo desportivo têm sido determinantes para o crescimento do evento e para atrair cada vez mais participantes. O nosso crescimento de ano para ano tem sido notório e temos hoje um evento que representa que coloca o Algarve no mapa mundial do turismo desportivo e que contribui de forma evidente para a economia da região”.
Este ano, o evento apresenta um total de oito modalidades, mais cinco do que na edição anterior. Os desportos em competição incluem Flag Football, Golfe, Hóquei de Praia, Natação em Águas Abertas, Netball, Padel, Rugby Sevens e Ténis de Praia.
A edição de 2025 destaca-se pela estreia de cinco novas modalidades: o Flag Football, recentemente integrado no programa olímpico, e três desportos de praia – Hóquei de Praia, Natação em Águas Abertas e Ténis de Praia –, cujas provas terão lugar na praia de Monte Gordo. O Padel, modalidade em franco crescimento, também fará a sua estreia no evento.
Apesar da diversificação, o Rugby Sevens continua a ser o grande destaque do festival, reunindo mais de 50 equipas de 14 países. Para assegurar o sucesso da competição, a organização contará com uma equipa de 180 pessoas dedicadas à logística e coordenação dos torneios.
O Algarve 7s conta com o apoio de vários parceiros institucionais e privados, entre os quais a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, o Turismo de Portugal, a marca Rhino e a Sociedade Ponto Verde.
Leia também: Esta cidade paradisíaca a poucas horas do Algarve é famosa pelas praias e alojamento de qualidade