O Município de Albufeira está a investir na deteção e reparação de ruturas na rede pública de distribuição de água. Desde o final de 2024, desenvolve um projeto em parceria com o Fundo Ambiental e a Agência Portuguesa do Ambiente, ao abrigo de um protocolo assinado entre as três entidades, que visa promover o controlo ativo de fugas.
Este projeto inclui a implementação de equipas e meios para a deteção e reparação de ruturas na rede de distribuição em baixa, com um financiamento do Fundo até ao montante de 85.000 euros.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, sublinha que “devido à situação de seca que se vive no Algarve era imprescindível e urgente ponderar seriamente soluções destinadas a mitigar a falta de água na região”.
Nesse sentido, a autarquia implementou várias medidas, entre as quais o encerramento das fontes ornamentais, o fecho das piscinas, a suspensão dos contadores para rega, a reestruturação dos espaços ajardinados, substituindo espécies de elevado consumo hídrico por plantas autóctones mais adaptadas ao clima local, a implementação de sistemas de rega gota a gota, a instalação de medidores de pressão para monitorização, otimizando o abastecimento de água da rede pública para rega, e a requalificação e utilização de infraestruturas hidráulicas centenárias de rega (poços e noras) para outros fins, como a lavagem de pavimentos e contentores de resíduos sólidos urbanos.
Em fevereiro de 2024, uma resolução do Conselho de Ministros determinou apoiar os municípios do Algarve e as respetivas entidades gestoras do serviço de abastecimento de água, até ao montante global de 1,5 milhões de euros, com financiamento a 100% através do Fundo Ambiental. Este financiamento prioriza intervenções destinadas ao controlo ativo de fugas e à reabilitação das captações públicas existentes.
Após a assinatura do referido Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira, foi constituída uma Comissão de Gestão do Protocolo, composta por representantes das três entidades, com a missão de acompanhar e monitorizar a sua execução, destacando-se a evolução dos trabalhos e a proposta de medidas necessárias ao seu cumprimento.
José Carlos Rolo afirma que “as perdas de água representam um desafio enorme para os sistemas de abastecimento público de água, comprometendo a sustentabilidade ambiental e financeira dos municípios”. Para resolver o problema, a autarquia lançou um concurso público visando a pesquisa ativa de fugas com recurso a geofones – equipamentos de alta sensibilidade e precisão.
O serviço, executado por uma equipa especializada em deteção de fugas com recurso a geofone acústico, realiza a inspeção e mapeamento da rede, identificando as áreas prioritárias para a pesquisa de fugas, com base em informação disponibilizada pelo sistema de gestão da rede. Após a georreferenciação das localizações com eventuais fugas, é feita a descrição das fugas detetadas, incluindo a localização exata, a gravidade da fuga e o tipo de pavimento em que ocorre. A prestação do serviço tem a duração de 10 meses ou até ao limite de 74.200 euros.
O autarca destaca que “a adoção destas medidas é prioritária, uma vez que contribui para a redução de perdas e a melhoria da eficiência hídrica” de um concelho eminentemente turístico, que no verão “se vê a braços” com um aumento exponencial do consumo de água, tendo por isso que acautelar a implementação de um sistema fiável e com o menor número de fugas possível.
O Fundo Ambiental visa apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos desígnios e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, às energias de fontes renováveis e eficiência energética, aos recursos hídricos, aos resíduos, à conservação da natureza e biodiversidade, ao bem-estar dos animais de companhia, à floresta e gestão florestal, ao ordenamento e gestão da paisagem, financiando entidades, atividades ou projetos que cumpram os objetivos enunciados.
Leia também: Esta pequena ilha é um dos melhores destinos turísticos da Europa e tem voo direto a partir de Portugal