Arranca esta terça-feira o 6.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António, uma competição organizada pelo Clube de Ténis local (CTVRSA), com o apoio da Câmara Municipal (CMVRSA) e da Federação Portuguesa de Ténis (FPT). O torneio, de categoria M25, atribui um prémio monetário total de 30 mil dólares (cerca de 29 mil euros) e integra o ITF World Tennis Tour (ITFWTT). A competição decorre no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António e contará com uma forte presença de tenistas portugueses.
A lista de participantes nacionais é encabeçada por Frederico Ferreira Silva (288.º ATP), que no domingo conquistou o 20.º título da sua carreira no ITF World Tennis Tour. O atleta das Caldas da Rainha estará acompanhado pelos compatriotas Gastão Elias (378.º), Pedro Araújo (393.º), Tiago Pereira (504.º), Francisco Rocha (771.º) e Diogo Marques (868.º). A Federação Portuguesa de Ténis (FPT) atribuiu três wild-cards aos portugueses João Graça (1632.º), Daniel Batista (1738.º) e Guilherme Valdoleiros (2064.º). Entre estes, Valdoleiros será o único português a estrear-se na prova individual já na terça-feira.
Entre os cabeças de série, destacam-se o eslovaco Martin Klizan (304.º ATP), antigo número 25 do mundo, e o austríaco Sandro Kopp (352.º ATP), vice-campeão da edição anterior do Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António. O sorteio garantiu desde já a presença de um tenista português na segunda ronda, já que Diogo Marques e João Graça se defrontam na eliminatória inaugural.
Na fase de qualificação, disputada esta segunda-feira, Hugo Maia e Tomás Luís estiveram perto da passagem à fase principal, mas acabaram por ceder no match tie-break. Hugo Maia (1531.º ATP) perdeu frente ao russo Pavel Verbin (1026.º ATP) por 6-3, 4-6 e 10/6, enquanto Tomás Luís (1336.º ATP, cabeça de série n.º 8) ficou a apenas dois pontos da vitória (8/8), mas acabou derrotado pelo suíço Hugo Ouzilou (1864.º ATP), com os parciais de 6-4, 5-7 e 10/8. Já Miguel Semedo (sem ranking ATP) foi eliminado pelo canadiano Justin Boulais (944.º ATP), em dois sets: 6-3, 6-3.
No quadro de pares, a primeira ronda contará com um confronto entre duplas portuguesas: Pedro Araújo e Tiago Pereira enfrentarão os compatriotas Daniel Batista e Hugo Maia. O contingente nacional será reforçado pelas duplas Francisco Guimarães/Guilherme Valdoleiros, Tomás Luís/Diogo Marques e Gonçalo da Rosa Castro/Salvador Monteiro. Além disso, Francisco Rocha jogará ao lado do britânico Finn Murgett.
O torneio promete dias de grande competitividade e uma forte representação do ténis português, com alguns dos melhores talentos nacionais em ação no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.
Leia também: Espanhóis ‘fartos’ destes turistas: “Sigam as regras. São sem dúvida os que se comportam pior”