
O serviço Algarlinha efetuado pela Algar, destinado à recolha seletiva gratuita de resíduos de embalagens recicláveis, porta-a-porta, junto do pequeno comércio, restauração e similares, vai ter novos prestadores de serviço já no mês de Maio.
A Algar, empresa que coordena o Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos dos municípios algarvios, decidiu tomar esta medida “com o objetivo de melhorar o serviço oferecido aos clientes, motivado pelo aumento da produção de recicláveis que se tem vindo a verificar desde o início do projeto, em 2009, e à grande dispersão geográfica da região”.
A Algar identificou zonas geográficas distintas e prestadores de serviço para a recolha dos resíduos de embalagem recicláveis, conforme apresentado na tabela seguinte.

Como funciona o serviço de recolha algarlinha
A Algarlinha procede à entrega de sacos e sinaléticas para que o cliente possa proceder à correta separação e deposição dos resíduos de embalagens recicláveis de vidro, plástico/metal e papel/cartão.
Assim, todo o material recolhido no âmbito do serviço prestado, deverá estar separado e limpo de contaminantes; as embalagens, sempre que possível, devem ser escorridas e/ou espalmadas, antes de serem colocadas nos sacos coloridos, verde, amarelo e azul, respetivamente; os sacos são recolhidos cheios e fechados. A seguir, a Algarlinha fará a reposição de mais sacos vazios em troca dos recolhidos.
A Algarlinha vai estar disponível através de novos contactos, em toda a região do Algarve, através do email: [email protected] e da Linha Verde: 800 915 331. O atendimento telefónico funcionará nos dias úteis de segunda a sexta, das 9 às 13 e das 14 às 8 horas.
(CM)