Ontem, pelas 19:15, foi lançado um alerta de avistamento de tubarão na praia da Cacela Velha. De acordo com uma banhista que terá alertado as autoridades, o animal deslocava-se na direção de Vila Real de Santo António.
A autoridade marítima dirigiu-se ao local e, embora não tenha encontrado nenhum animal marinho, foi hasteada a bandeira vermelha, até às 14:45 de hoje, de forma a interditar os banhos nas praias entre Cacela Velha e Vila Real de Santo António.
O capitão Rui Vasconcelos de Andrade informou que “todos os alertas são encarados como reais e neste caso para salvaguarda física das pessoas, foi deixada a recomendação para não irem a banhos num determinado período.”
Os nadadores salvadores foram informados pela polícia marítima para que recomendassem às pessoas que saíssem da água”.
Nesta manhã não houve registo de qualquer informação nova, pelo que a única recomendação foi para que os nadadores-salvadores reforçassem a atenção.
Recorde-se que durante o mês de agosto foram registados outros avistamentos.
No dia 2 de agosto, um tubarão foi avistado nas praias do Barril e Terra Estreita, concelho de Tavira. A situação foi descrita como “normal”, uma vez que “há muitos tubarões que passam ao largo do Algarve e por vezes aproximam-se da costa em busca de alimento”, explicou a capitania do porto de Tavira ao jornal Expresso.
E no dia 24 de agosto, foi divulgado no Facebook um vídeo do biólogo marinho Alfredo Rodrigues, da Ocean Vibes, que promove passeios de barco e investigação, em que dava conta de um tubarão-martelo nas águas da Ilha da Culatra, em Faro.