A Câmara e a Associação do Conservatório de Albufeira renovaram o protocolo de colaboração que mantêm há vários anos, com vista a permitir a continuidade de projectos e iniciativas, nomeadamente na área cultural, educativa, actividades de lazer e ocupação de tempos livres dos alunos e beneficiários que frequentam as escolas de música e de dança da referida associação.
O protocolo, que foi assinado no passado dia 3 de Outubro, no edifício dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, e pelo presidente da direcção da Associação do Conservatório de Albufeira, António Nóbrega, envolve uma comparticipação financeira no valor de 30 mil euros.
O Conservatório de Albufeira é uma associação sem fins lucrativos que tem por principal objectivo desenvolver projectos ou iniciativas de âmbito cultural e artístico nas áreas da música e da dança. Funciona em instalações cedidas pela Autarquia, em Maio de 1997, possuindo paralelismo pedagógico para os Cursos Básicos, concedido pelo Ministério da Educação.
Actualmente acolhe uma média de quatro centenas de alunos, distribuídos pelas classes de Coro Infantil, Coro Vox Albuhera, Coro da Santa Casa da Misericórdia, Grupo de Canto e Movimento da Escola Alemã do Algarve, Grupo Tradicional, Orquestra de Acordeões, Orquestra de Cordas, Ensemble de Flautas, Orquestra Orff, Orquestra de Guitarras e Ballet.
Carlos Silva e Sousa sublinha que “este apoio reveste-se de particular importância porque esta Associação tem vindo ao longo dos seus vinte anos de existência a desempenhar um trabalho meritório na formação cultural de várias gerações de jovens albufeirenses, não só no que diz respeito ao projecto educativo do próprio Conservatório, mas também ao nível da divulgação da música e da dança junto das escolas do 1º Ciclo”.
Recorde-se que já passaram pelo Conservatório de Albufeira nomes conhecidos do panorama artístico nacional, com destaque para Filipa Sousa (vencedora do Festival RTP da Canção em 2012) e João Frade (campeão mundial de acordeão).