A Câmara de Albufeira celebra esta terça-feira, dia 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo com a inauguração da escultura “Homenagem ao Turista”, da autoria de Teresa Paulino.
“A iniciativa pretende homenagear uma indústria que nos últimos 50 anos mudou a face do concelho, transformando Albufeira num dos destinos mais conhecidos e mais procurados a nível internacional”, diz a autarquia em nota de imprensa enviada esta segunda-feira às redacções.
A cerimónia está marcada para as 17 horas, no miradouro do Pau da Bandeira – uma das zonas mais visitadas e fotografadas do concelho – onde é possível desfrutar de uma paisagem “deslumbrante” sobre a praia dos Pescadores que, a partir de agora, terá como “primeiros anfitriões” uma “família de turistas sorridente e feliz, convidando quem chega a partir à descoberta de novas experiências e emoções”, refere a autarquia.
A escultura é da autoria de Teresa Paulino, Artista conhecida entre outras obras pela escultura “Os Observadores”, situada na rotunda da entrada do Aeroporto de Faro, “A Vendedora do Mercado”, em Loulé, e pelo “Músico da Banda de Paderne” e “A Família de Pescadores”, em Albufeira.
À semelhança do que tem vindo a acontecer em edições anteriores, a autarquia voltou a associar-se às empresas EVA Transportes, Douro Acima, Turistrem e Albucoop, oferecendo a residentes e turistas a possibilidade de visitarem a cidade utilizando os transportes sem pagar bilhete.
No Giro, durante todo o dia, e nos autocarros City Sightseeing, entre as 9 e as 13 horas. No mesmo horário, as crianças até aos 11 anos podem viajar gratuitamente no Comboio Turístico. A Cooperativa de Táxis de Albufeira juntou-se à iniciativa através da distribuição de brindes para quem escolher o táxi como meio de transporte.
Quem quiser conhecer um pouco mais da história do concelho pode visitar o Museu Municipal de Arqueologia, na zona antiga da cidade. As entradas são gratuitas.
De referir que o Dia Mundial do Turismo, este ano sob o lema “Turismo para Todos – promover a acessibilidade Universal”, é celebrado em todo o mundo desde 1980, por decisão da Organização Mundial de Turismo. As comemorações têm por objectivo mostrar a importância do turismo, nomeadamente a nível cultural, económico e social.
“Um dos maiores sectores da economia a nível mundial, o turismo é o principal motor da economia do Algarve, e em particular de Albufeira, considerada a capital do turismo nacional”, conclui a autarquia na mesma nota de imprensa.