D. Manuel Clemente, na Missa Crismal desta Quinta-feira Santa, afirmou que é preciso pedir perdão às vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica, reconhecer e corrigir os “erros do passado” e “prevenir convenientemente o futuro”.
A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa em três meses recebeu 290 denúncias. Existem relatos de que vários bispos tentaram encobrir os crimes sexuais cometidos por elementos do clero e alguns destes suspeitos continuam a trabalhar.
Mais de 20 bispos já foram contactados pela Comissão Independente para obter esclarecimentos e documentos das dioceses. Até ao momento há quatro que ainda não disseram qualquer palavra.
As denúncias e testemunhos podem chegar à comissão através do preenchimento de um inquérito online em darvozaosilencio.org, através do número de telemóvel +351 917 110 000 (diariamente entre as 10:00 e as 20:00), por correio eletrónico, em [email protected] e por carta para “Comissão Independente”, Apartado 012079, EC Picoas 1061-011 Lisboa.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL